domingo, 30 de novembro de 2014

Post da madruga...

As vezes acontecem coisas bacanas na life outras vezes o marasmo aparece, o tédio entra sem pedir licença e se instala no sofá exigindo cafezinho e companhia...
Ai a vontade de postar vai para o brejo e você se senta diante do computador com sua insônia amiga de tanto tempo e se põe a escrever um texto ordinário, sentindo uma dor chata no ombro direito, lá fora a chuva ta fininha, aconchegante, e você continua entediada, se pelo menos aparecesse um dinossauro no meio da sala para dar uma sacudida nas coisas, talvez até ele e eu dançássemos um musical...
Então você lê muitos blogs fodasticos, com pessoas fodasticas, e com suas vidas mais fodasticas ainda (avisei que o texto seria ordinário) e você olha para o seu bloguinho e se lembra dos papéis de carta, colecionei muitos, três pastas recheadas que fazia invejanasamiga e percebe que você não é fodastica adorei escrever essa palavra, que você é comum, com uma vida comum, com aspirações tranquilas tipo uma casinha no campo, de preferência perto de um rio algo meio Thoreau, que você não é muito diferente da adolescente confusa e insegura de tempos atrás, apenas esta mais discreta e não escancara seus medos e desejos.
Ai você olha para o seu blog estilo papel de carta e pensa: não sou aquela coca-cola toda, mas tem um lado bom em ser assim papel de carta, podemos escrever textos ordinários as vezes sem nos importarmos com o que vão pensar. Quando se chega nesse estágio da sabedoria, em ser você mesmo, a vida se torna mais leve nos damos um desconto e escrevemos a palavra fodastica em um post...  

P.S. Conheçam Thoreau, vale a pena. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_David_Thoreau)




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Leituras de setembro e outubro

Um corpo na biblioteca
Miss Jane Marple, uma adorável velhinha que entre suas atividades gosta de resolver mistérios tem um em suas mãos, quando o corpo de uma jovem loura é encontrado na biblioteca do Coronel Bantry um respeitável cidadão.
Miss Marple recebe um telefonema e é convidada a participar das investigações pela esposa do coronel, a Sra. Dolly.
Como se trata de um mistério escrito por Agatha Chistie, não se pode dar muita informação ao falar do livro, mas no prefácio do livro escrito pela própria autora ela escreve: "Há certos chavões que pertencem a determinados tipos de ficção. O mau e ousado baronete no melodrama, o corpo na biblioteca na ficção policial. Durante muitos anos estudei a possibilidade de uma adequada variação do conhecido tema. Propus-me certas condições. A biblioteca em questão deveria ser uma biblioteca altamente ortodoxa e convencional. O cadáver, de outro lado deveria ser um corpo extravagantemente fantástico e extremamente sensacional. (...) 
Assim um senhor idoso e paralítico tornou-se o pivô da história. O coronel e a Sra. Bantry, amigos íntimos de minha Miss Marple, tinham apenas a espécie de biblioteca que eu queria. À maneira de uma receita culinária apresentem-se os seguintes ingredientes: um instrutor de tênis, uma jovem dançarina, um artista, uma jovem guia, uma recepcionista de um salão de dança etc., e sirvam-se a lá Miss Marple"!
                                                                                                              Agatha Christie  




Um longo caminho para casa
Gabriella Harrison é uma linda criança loura, pequena, com olhos azuis e que lembra uma fada, mas sua vida não é fácil, mesmo sendo filha única de um casal rico e com muito prestígio, a criança é vítima da perversidade de sua mãe e da omissão do pai.
Mas Gabriella é forte, ela sempre escuta isso apesar de não acreditar no que escuta e em meio a muita dor, sofrimento e abandono a jovem encontra um caminho para trilhar, descobre seu talento como escritora e faz amizades verdadeiras em sua caminhada.
Este é um romance delicado e triste mas que mostra o valor de um amigo verdadeiro e o preço que se paga por ser ingênua.


 Livro de mágoas 
Livro de Mágoas é o primeiro livro de Florbela Espanca, editado em 1919. A edição é da responsabilidade de Raul Proença a quem a autora envia os primeiros poemas em 1916, numa colectânea a que chamou «Trocando Olhares».

A obra abre com epígrafe a Eugénio de Castro e Verlaine e Florbela dedica-a ao seu pai, que considera o seu melhor amigo, e à sua alma irmã - o seu irmão.

Florbela centra-se, ao longo de 32 sonetos, na temática da mágoa, da dor e da saudade. "Estabelece um espaço poético único, que deseja como espaço de comunicação entre tristes e magoados" (CITI).




Vaidade

Sonho que sou a poetisa eleita
Aquela que diz tudo e tudo sabe
Que tem a inspiração pura e perfeita
Que reúne num verso a imensidade

Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

Sonho que sou alguém cá neste mundo...
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a terra anda curvada!

E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto eu vou voando
Acordo do meu sonho... e não sou nada...

Florbela Espanca








 

domingo, 23 de novembro de 2014

Li até a página 100 e...

Olá leitores finalmente iniciei a leitura do livro E o vento levou, e como cheguei na página 100 vou colocar algumas considerações sobre o livro, estava lendo o blog da Graziela Loti e lá encontrei uma Tag bacaninha com o título Li até a página 100 e... aqui no blog vou colocar não como Tag mas como uma postagem fixa, ou seja futuramente trarei mais postagens com esse título, também mudei um pouco as perguntas pode isso produção? mas se quiserem conferir na íntegra a Tag visitem o blog da Graziela, garanto que não irão se arrepender. No final da postagem deixarei o link do blog que é muito interessante. Bom, vamos as vias de fato.


Título: E o vento levou     Autora: Margaret Mitchell

Primeira frase da primeira página: Scarlet O'Hara não era linda, mas os homens raramente se davam conta disso enredados por seu encanto.

Do que se trata o livro? A história se passa no ano de 1861, no Sul dos Estados Unidos, sob o pano de fundo da sangrenta Guerra Civil norte-americana, em uma fazenda na Georgia, chamada Tara onde reside Scarlet O'Hara, jovem, bela e mimada que se transformará em uma mulher prática e forte, passando por cima de tudo e todos para realizar o que deseja.

O que está achando até agora? Estou surpresa e encantada, é um romance que conta com muito orgulho as raízes e tradições norte-americanas, sem contar que é muito diferente da literatura inglesa, começando pela questão de ter e comercializar escravos, algo que me incomodou mas prendeu minha atenção, o livro é bem detalhado mostrando a história dos pais de Scarlet e como a fazenda Tara foi adquirida e construída. 

O que está achando da personagem principal? Até o momento muito ingênua e sonhadora, a moça tem apenas 16 anos e é muito protegida e mimada, mas como é o primeiro livro e como vi o filme sei que a personagem vai crescer muito.

Melhor Quote até agora: "Estou cansada de dizer como você é maravilhoso a tolos que não tem a metade da inteligência que eu tenho, e estou cansada de fingir que nada sei, só para que os homens possam me chamar do que quiserem e se sentirem importantes"...

Vai continuar lendo? Com certeza e logo trarei minhas considerações do segundo livro

Ultima frase da primeira página: As boas maneiras lhe haviam sido impostas pelas gentis repreensões maternas e pela disciplina mais severa de sua babá negra, Mammy.

Ultima frase da página 100: "Mas é uma pena, pois não há filhos fazendeiros suficientes neste condado para formar uma tropa inteira".


 


sábado, 22 de novembro de 2014

Eu e meu jeito único...

Eu tenho poucas esquisitices, desde sempre tenho um relacionamento único com o lugar que habito, não consigo ser o tipo de anfitriã ao estilo mulherzinha, que recebe as visitas com beijinho no rosto e coisa e tal, acho tão bonitinho mas não sou assim, minha mãe é uma super anfitriã, cresceu com a casa cheia de amigos, ama dar festinhas e eu tremo quando chega o aniversário das minhas filhas, pois não tem desculpa, tenho que fazer alguma coisa para não passar em branco, quando eu era criança quase não levava amiguinhos em casa, e quando acontecia eu suspirava aliviada quando a amiga ia embora, entendam não sou uma pessoa mal-educada, de modo algum, minha educação e gentileza as vezes extrapolam mas tenho esquisitices...
Ai chega a adolescência, namoradinho em casa? Raramente, sério era um saco, só levei três sendo que o terceiro virou marido, e eu dava tantas desculpas, mas não via sentido em ficar na sala com namorado, família era muito chato, bizarro mesmo.
E agora que sou balzaca, morando sozinha, com duas garotinhas, isso ficou impossível, devo dizer que perdi algumas oportunidades de desenvolver algo promissor por isso, é algo difícil de explicar mas se alguém consegue ultrapassar essa barreira vira amigo para toda vida. E não sou o tipo insegura, ou muito tímida me defino como alguém reservada, que ama ficar em casa numa boa, com uma roupa confortável pijama e que não tem muito tato com visitas. Para ilustrar bem meu dilema vamos a um dialogo verídico que aconteceu já a algum tempo.
Ele- você vai me convidar para conhecer sua casa? ( muitos meses de amizade)
Eu- se ficarmos amigos, e eu confiar em vc porque não
Ele- adoro sua sinceridade   
E nunca o convidei, e fomos amigos por anos, e tem sido sempre assim.
Minha casa, meu reino levo isso ao pé da letra, não tenho nenhum segredo cabeludo, querido leitor do meu desabafo, apenas sou assim e imaginem o meu dilema quando as meninas crescerem, a mais velha parece ter herdado essa esquisitice da mãe mas a caçula é uma criaturinha exuberante, muito comunicativa e eu fico aflita só de imaginar, ok vai demorar mas vai acontecer...
E me imagino as vezes trazendo um estranho para o ninho, e a imagem lembra um pouco aquelas comédias pastelão, se ele não gostar da decoração? Ou se achar a vizinhança estranha? Ou se achar que manda no pedaço? Ou se não quiser ir embora? Se for um psicopata? Sério isso, tenho alguns problemas com novidades batendo a porta, bem vou encerrar pois a postagem ta ficando longa e não quero falar muito.
Antes que eu me esqueça comecei uma dieta e meu estômago ta pregado nas costas, é muito difícil ficar em forma depois dos 30 e finalmente comecei a leitura de E o vento levou, fazem dois anos que comprei os livros são dois em versão de bolso, também to aprendendo tocar violão, já aprendi como posicionar as mãos, parece bobo mas tem o jeito certo de segurar para não ter vícios e acredito eu não doer o punho.



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sobre praia e dias quentes

Não sou uma pessoa obvia, existem camadas e mais camadas que eu mesma ainda desconheço, todos somos assim, eu detesto praia a maior parte do tempo, odeio aquelas imagens ensolaradas de muito mar azul, areia branquinha, o mar caribenho me irrita profundamente. Quando pude conhecer o mar não foi uma experiência boa,  precisei fazer um passeio de barco a motor por uma hora mais ou menos da cidade até a ilha em que ficaríamos, foi nas férias de julho, faz bastante tempo, e eu simplesmente ficava mais no meu cantinho observando a alegria dos companheiros de viagem, biólogos em formação e professores, todos muito empolgados com a praia, e areia, e o sol, muito sol fritando os miolos, talvez eu tenha ido a praia errada, sei lá.
A única hora que realmente me divertia era quando a maré subia, a casa em que ficamos se encontrava perto do mar, o barulhinho era parecido com chuva e isso era reconfortante, também gostava de andar pela mata, a vegetação atlântica é linda e também fresca bem diferente da vegetação do Cerrado.
E a água salgada, o que é aquilo! Céus, é grudento e estranho, prefiro a água doce e densa que te puxa as vezes, até a água do mar tem aspecto ensolarado...

Não sou uma criatura que goste de praia, isso é fato, claro que as águas geladas e revoltas de um mar bravo me chamam mais a atenção, o tempo encoberto e a ressaca como os olhos de Capitu... Talvez porque as pessoas se recolham em si mesmas nesses momentos me tirando o peso de ter que sorrir e fazer a social, as sombras do fim do dia são sempre inspiradoras, mesmo que o entardecer me traga melancolia.
Ter dias assim tem ficado cada vez mais difícil é um tal de aquecimento global, efeito estufa, e tanta mudança climática que me dá nos nervos, somos fadados a morrer de calor e perder a sensação poética das tardes de chuva e dos dias de recolhimento invernal.
Tenho pena das gerações futuras.  
  




  
       

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Como eu leio


Olá leitores, como vão? Aqui a segunda tá bem quente, hoje eu estava assistindo ao canal da Vanessa Chanice https://www.youtube.com/user/centraldaleitura e vi essa Tag que foi traduzida por ela, a Tag é bem tranquila de fazer então decidi fazer por aqui, espero que gostem! O link vou deixar no fim da postagem, vamos as perguntas?



1- Como você descobre sobre novos livros para ler?
Através de blogs literários, autores que pesquiso e encontro outros que escrevem sobre assuntos parecidos e sites de editoras.

 2-  Como você entrou nesse mundo da leitura?
Cresci vendo minha mãe e minha tia que é professora com livros nas mãos, apesar da minha mãe nunca ter lido para mim ela sempre comprou livros infantis ou revistas em quadrinhos, meu interesse por livros surgiu de forma natural.

3- Como seu gosto literário mudou com o passar do tempo?
Não mudou muito mas acho que refinou, leio geralmente o mesmo gênero, a diferença é que hoje em dia leio muitos autores brasileiros, antigamente lia só os clássicos de autoria nacional.

4- Com que frequência você compra livros?
Todo mês compro livros, as vezes muitos outras vezes um, ultimamente tenho frequentado muito o sebo da minha cidade...

5- Como você entrou nesse mundo de canais literários?
  Por acaso, através de páginas literárias que sigo nas redes sociais, acompanho três.

6- Como você reage quando não gosta do final de um livro?
Como uma criança mimada, eu fico revoltada e me sinto enganada rs, demoro muito para ler o livro novamente.

7- Com que frequência você espia a última página do livro para ver o que acontece no final?
Não espio.

8- Quem você vai marcar para responder essa Tag?
Não vou indicar mas quem quiser responder sinta-se a vontade e me avise, quero ver as respostas :)



  










domingo, 16 de novembro de 2014

Desafio das cartas: seu ex namorado (a) paixão/amor

Caríssimo 
Como esta? Eu estou bem, sei que pode parecer estranho mas fazia parte do desafio escrever esta carta, confesso que protelei o quanto pude, pois remexer no passado definitivamente é algo que não me atrai.
Bem já que precisava escrever vamos aos fatos: Estou muito bem como escrevi logo acima, você já não tem um lugar cativo no meu coração, até mesmo dos meus pensamentos você já não faz parte.
Espero que você esteja vivendo uma vida plena e saudável, que não continue querendo moldar quem quer que esteja com você, isso não funciona...
Não vou dizer que te desejo muitas flores e amores, espero que você quebre a cara mais algumas vezes, para restaurar o equilíbrio no universo, afinal quando você decidiu partir sem um aviso, pensando que encontraria as portas abertas, você deixou muita coisa revirada, muita bagunça e mágoas, felizmente o tempo e algumas pragas destinadas a você logicamente curaram as feridas, restando apenas uma fina cicatriz que as vezes dói, para lembrar-me que insistir em alguém que não quer algo além de diversão não pode acabar bem.
Espero que você cresça como pessoa, que sua vida profissional te satisfaça já que ela sempre esteve em primeiro lugar, que um dia você compreenda que que perfeição é subjetiva e que beleza física só brilha se a beleza interior se sobressair.
Enfim não vou dizer que foi tudo ruim, aprendi muita coisa boa com você, vivemos momentos únicos e que valeram a pena ser vividos, crescemos juntos dentro das nossas possibilidades, mas eu segui uma vertente e você outra, apenas isso, e você simplesmente tomou outro rumo primeiro.
Vou terminando por aqui, já não temos mais nada para falarmos um para o outro, pois tudo já foi dito.
Fique bem e seja feliz.
  Carol     


   

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quero um amor...

Quero um amor de trovas na janela
Passeios aos domingos
Mãos dadas com muito carinho
Um amor de flores no jardim
Poesias ao pé do ouvido
Beijinhos na bochecha
Cafuné e segredinhos
Quero um amor,
Com gostinho de brigadeiro
Serenatas na madrugada
E anel de compromisso
Quero um amor
Que dure para sempre
Mesmo que esse sempre 
Seja apenas uma vida



sábado, 8 de novembro de 2014

Entre lembranças e Blues

Mas talvez a madrugada exista para acalentar os que pouco dormem...
É um tal frenesi na alma, correndo pelo corpo, deixando os sentidos sempre alerta ao passar da meia-noite.
Cinderela as avessas que acorda ao soar das doze, e perde o sapatinho dançando sem parar.
É o Blues que toca no velho aparelho, e os pés timidamente balançam enquanto as mãos teclam, solitária mas feliz, com sua condição de saber-se livre.
O coração pulsa junto com a música, os acordes agora invadem o ambiente, algumas lembranças surgem como fantasmas, mas ela tão experiente em domar sua tristeza logo fecha os olhos e pensa no último beijo, é capaz de sentir o hálito quente com sabor de bala de menta, até mesmo as cócegas provocadas pela barba por fazer...
Pronto, a tristeza bateu em retirada e o coração volta ao seu ritmo alegre e faceiro.
Sem dúvidas ela foi feita para beijos, mas o amor ainda não chegou, então se delicia com suas lembranças.
Outra música começa, alegremente ela acompanha a canção com sua voz desafinada e um pouco rouca, se levanta, caminha para a cozinha dançando alegremente, abre a geladeira, mas ele não está ali, pega uma garrafa e deixa o líquido gelado refrescar sua garganta. Mas a música continua tocando no velho aparelho, seu corpo dança acompanhando a melodia, e a moça sorri de sua condição, um corpo ardendo com uma alma fria, tão fria a ponto de se mesclar com a madrugada, e a voz acompanha desafinada e rouca o Blues, logo o dia vai nascer trazendo cores e ruídos, mas a moça prefere os aromas e sabores encontrados na madrugada, a reclusão voluntaria, as lembranças embaralhadas, o Soul, o Blues e o sabor da bala de menta que por vezes volta, de quando em vez...

      

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

One Lovely Blog Award

Olá leitores, tudo bem?
Fui indicada pela Camyli Alessandra http://ladomilla.blogspot.com.br/2014/11/one-lovely-blog-award.html para responder essa Tag que consiste em responder 11 perguntas relacionadas ao seu blog pessoal e um pouco da sua história no mundo da blogosfera.
Camyli sá linda bjão! Gente é a primeira vez que sou indicada para responder uma Tag :)                                         Então sem mais vamos a postagem.




1) Porque decidiu criar um blog e quando começou?
Bem decidi criar um blog para ter um espaço meu para postar meus textos, coisas bacanas que encontro na net, e queria um lugar em que as pessoas me encontrasse e não por uma imposição minha como acontece no Facebook por exemplo, meu blog é um bb de 1 ano e três meses, antes eu ficava lendo e admirando os blogs alheios rs hoje posso também admirar o meu.

2) Quais os benefícios que o blog te traz?
Com o blog eu tenho aprendido a mexer nos recursos como formatação que é bem difícil para quem esta no início, voltei a escrever textos, contos e poesias, e conheci muita gente boa, são pessoas que me tem acrescentado muito, me feito crescer.

3) Qual o post mais acessado?
O primeiro foi uns versinhos que fiz para comemorar a chegada de agosto, o segundo foi minha primeira postagem para o Rotaroots e o último foi um soneto que o querido poeta Samuel Balbinot fez para mim, viu quanta coisa bacana o blog me trouxe?

4) Você usa redes sociais?
Sim, tenho outro blog que está parado e que vou colocar os contos que escrevo, Facebook pessoal, Skoob, tumblr, flickr, pinterest e You Tube. 

5) Como o blog tem evoluído?
Bem, tenho postado com frequência, estou me organizando melhor e meu blog tem ficado com um estilo próprio que me agrada, está crescendo né? Então tem muito o que aprender.

6) Já viveu um fato importante por causa do blog?
Sim, me trouxe pessoas maravilhosas, que sempre tiram um tempo para visitar e trazer um comentário carinhoso :)

7) De onde nasce inspiração para escrever e continuar o blog?
Das coisas cotidianas, do mundo que tenho em minha volta, do meu crescimento interno, da minha mente caótica, desenfreada e que não quer parar... Das minhas mãos que insistem em procurar o teclado e escrever, sempre e mais...

8) O que você tem aprendido a nível profissional e pessoal esse ano?
O ano de 2014 tem sido para mim um teste de tolerância com algumas pessoas que convivem comigo no meu dia-a-dia, logo não tem sido muito doce mas isso tem me trazido um amadurecimento necessário, tem me melhorado e tem me feito crescer, o nível profissional tenho muito o que resolver, e vou dar o ponta pé inicial no próximo ano.

9) Qual sua frase favorita?
"Podia ser pior"    
e
"Entre o que é rosa e o lodo necessário passa um rio sem foz e sem começo"
Ferreira Gullar
Esta última me sintetiza bem...

10) Qual conselho você daria para quem está começando agora no mundo dos blogs?
Devagar e sempre, penso que se você escreve o que gosta consequentemente fará algo bom e isso não passa despercebido para o leitor, e todo mundo tem seu público então nada de ficar louca (o) e querer agradar gregos e troianos, respeite o que você gosta e seja autêntico, tudo bem você se inspirar em quem você admira mas nada de plágio viu? É chato ler algo visivelmente copiado.

11) O que os blogs que você vai indicar tem em comum?
Originalidade, conteúdo que vai além do look do dia ou do livro da moda e respeito mútuo, alguns blogs que acompanho não vou indicar pois são blogs com um nicho específico como literatura, poesia ou já responderam a Tag mas vocês são incríveis ^^


Espero que tenham gostado 
Tchau o/










quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Setembro e Outubro foram assim...

Passeio tranquilo






 Branca de neve e os sete anões...





Fiz pão





Outubro

Bruna e Paulo (primos confabulando)

Brincando e fazendo bagunça...

Visita inesperada





Comprei um short de bolinha

Paguei 12 reais nesse livro em um sebo 

Estou na página 50, mas não é essa, apenas gostei do que está escrito.


Ps: Peço que desculpem a quantidade de fotos,
        mas só hoje consegui tempo para selecionar as fotografias.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Leitor no divã - Saga Crepúsculo

Olá leitores do meu bloguinho tudo bem? Decidi criar esse espaço no meu cantinho para tagarelar sobre livros, leituras e afins, não farei análises críticas pois não é esse o meu foco mas dividirei com vocês um pouco da minha bolha literária, o que penso, ou as coisas que os amados livros trazem para minha vida, seja de forma positiva ou negativa. Vamos para o divã?


Primeiro peço que esqueçam os filmes da saga Crepúsculo, vamos focar apenas nos livros.
Segundo, ignorem as condições constrangedoras em que vivem os vampiros da saga, como o fato de brilharem, criarem vínculos afetivos com o seu alimento, reproduzirem, exercer a benevolência com suas vítimas, sem contar os lobisomens, não entendo muito dos lupinos mas os da saga fogem muito do que já vi em filmes e que li em algumas lendas.

Li e tenho os quatro livros da saga, o que eu mais gostei foi o primeiro intitulado Crepúsculo, que conta a história de um vampiro que foi transformado aos 17 anos chamado Edward, e que se apaixona por Isabella ou Bella, uma adolescente de 17 anos.
Edward nasceu em 1901, mas foi transformado em vampiro no ano de 1918, após contrair a gripe espanhola. O que me atraiu na leitura desse livro é que o personagem Edward traz consigo todo o trato, gentileza, romantismo e alguns modos do início do século vinte.
O rapaz no livro é um pouco tímido e as vezes inseguro em relação ao seu romance com Bella, um detalhe importante é que Edward se sente muito atraído pelo sangue da moça, representando um enorme sacrifício permanecer ao seu lado. Mas o amor que ele sente por Bella é bem mais forte, Edward viveu quase toda sua existência vampiresca solitário, mas ao encontrar Bella ele enfrenta medos, preconceitos e decide viver esse amor.

Isabella ou Bella é tida como chata e apática tanto no filme como no livro, eu gostei muito da forma com que foi descrita, é uma moça comum, filha de pais divorciados e tendo uma mãe imatura, obrigando a jovem a se tornar o mais independente possível para alguém de dezessete anos.
A garota é tímida, ranzinza e bem nerd, tem uma beleza comum, mas chama a atenção na escola por ser caloura, tímida e as vezes fria, tornando a moça um pouco misteriosa, apesar da maioria das pessoas gostarem de heroínas falantes, ousadas e seguras de si o que mais me atraiu na personalidade de Bella foi a insegurança, frieza e inteligencia.  
Gostei da forma com que ela luta pelo amor de Edward vencendo o medo, timidez, preconceito social, (a família de Edward é muito rica) apesar de Bella não se envergonhar de não ter tanto dinheiro,
a moça dirige uma velha picape com dignidade e sem mostrar constrangimento, enfim, é uma jovem bem decidida e briga por seus ideais, Bella me conquistou de vez por ser uma leitora de Jane Austen, irmãs Bronttë e por se emocionar com Romeu e Julieta, sem contar que seu livro favorito é O morro dos ventos uivantes, que é uma obra prima do romance gótico.  

O livro é narrado pela perspectiva de Bella, vemos sua preocupação e cuidado com o seu pai que é um chefe de polícia, solitário e caseiro, com sua mãe imatura, que esta em um casamento com um esportista que vive viajando, uma das razões de Bella ir morar com o pai, sua tentativa de se ajustar em uma nova escola, fazer novos amigos. A moça precisa lidar com o amor que desperta em seu melhor amigo Jacob, que mora em uma reserva indígena e tem genes lupinos no sangue, e por não ser abastada tem que lidar com o preconceito interno ao se apaixonar por um jovem muito rico e que também é um vampiro louco pelo seu sangue. Dos quatro livros da saga esse foi o que mais me agradou, pois conta uma linda história de amor de duas pessoas desajustadas com o meio em que vivem, e que despertam um amor puro e romântico um no outro.

Como falei no início se relevarmos algumas informações relacionadas ao que conhecemos de vampiros e lobisomens o livro não é ruim como se comenta em várias redes sociais que já li, não estou defendendo o livro, a autora, ou o filme, mas o meu direito de apreciar uma leitura sem fazer análises profundas, os fãs da saga são taxados de burros, mente vazias ou imaturos, acho engraçado atacar alguém pelo seu gosto literário, afinal cada um sabe de si.
Particularmente eu recomendo esse livro por ser leve, bonito e de fácil entendimento, independente de todas as críticas e ataques que tenha sido escrito em relação a obra ou a autora da mesma.