Coraline
Que livro adorável, cheio de mistérios e surpresas.
Coraline é uma garotinha que vive com os pais em um enorme casarão, que também é habitado por velhinhos que nunca pronunciam seu nome de forma correta, duas ex atrizes rechonchudas que vivem com seus cachorrinhos e um senhor que afirma treinar ratos para um espetáculo.
Em um dia chuvoso Coraline explorando a casa descobre uma porta e quando consegue abrir percebe que é fechada por tijolos, mas a porta é uma passagem secreta para outro mundo, em que existem outros pais com botões no lugar dos olhos, outros vizinhos que não erram seu nome e um gato preto arrogante que fala, neste novo mundo Coraline percebe algo estranho além dos olhinhos de botões, mesmo que a refeição servida em sua nova casa seja saborosa, mesmo as roupas legais no armário, sua nova mãe é diferente com dedos longos e finos e com dentes pontudos, que olha para Coraline com cara de quem tem fome...
A história tem um clima bem macabro com personagens estranhos e com um clima sombrio.
Marina " Por quatro semanas, professores e psicólogos escolares me martelaram para que eu revelasse
meu segredo. Menti, oferecendo a cada um exatamente o que queria ouvir ou podia
aceitar. Com o tempo, todos fizeram um esforço para fingir que tinham esquecido o
episódio. E eu segui o exemplo. Nunca contei a ninguém a verdade sobre o que tinha
acontecido.
Na época, não sabia que, cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças
que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou para mim. Vi
aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina se
acendeu de novo como uma ferida aberta.
Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma.
Este é o meu."
Gostei muito deste livro, toda a história se passa em Barcelona, lugar que o estudante de internato Oscar Drai com 15 anos passa boa parte do seu tempo andando pela cidade, em um desses passeios conhece uma linda jovem chamada Marina de forma inusitada, logo ele é apresentado ao seu pai o elegante e gentil Germán, os dois vivem em um casarão antigo e sem iluminação juntamente com Kafka, um gato preto e mimado.
A história vai se revelando aterrorizante com várias tramas paralelas, é como se existissem vários livros em um. Os dois jovens se envolvem em uma série de investigações que coloca suas vidas em risco, momentos passados com criaturas rastejantes e aparentemente sobrenaturais. As visitas de uma mulher vestida com um manto negro à uma sepultura sem nome, sempre à mesma data e hora desperta a curiosidade dos dois, que ao seguir a dama acabam conhecendo uma estufa com manequins vivos e cheiro de carne em putrefação, dando início a uma série de eventos com muita aventura e também situações de medo.
Por outro lado Oscar passa a conviver com Marina e o seu pai no casarão sem eletricidade e inicia uma bonita amizade por Germán e um amor inocente por Marina.
O fim é triste mas muito delicado.
É um romance gótico e bem elegante.
Vale a leitura.
Razão e sensibilidade
O outro livro que li pela terceira vez foi Razão e sensibilidade de Jane Austen mas como vou resenhar suas principais obras à começar por ele não falarei sobre o mesmo nesta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário