sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Poesia na música...

Tinha suspirado,
tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!

Ergueu-se de um salto, passou rapidamente um roupão, veio levantar os transparentes da janela… Que linda manhã! Era um daqueles dias do fim de agosto em que o estio faz uma pausa; há prematuramente, no calor e na luz, uma certa tranqüilidade outonal; o sol cai largo, resplandecente, mas pousa de leve; o ar não tem o embaciado canicular, e o azul muito alto reluz com uma nitidez lavada; respira-se mais livremente; e já se não vê na gente que passa o abatimento mole da calma enfraquecedora. Veio-lhe uma alegria: sentia-se ligeira, tinha dormido a noite de um sono são, contínuo, e todas as agitações, as impaciências dos dias passados pareciam ter-se dissipado naquele repouso. Foi-se ver ao espelho.

Eça de Queiróz, em "O Primo Basílio"




4 comentários:

  1. Gostei da ideia e de lembrar da palavra "sentimentalidades" ...
    Bom fim de semana pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Amooooor I LoVEEEE YOuuuuu !
    Essa música me soa irritante. Acho que porque odeio essa cantora u.ú
    Mas de qualquer forma, o texto foi lindo *-* Me ensina a escrever vai?
    Não seja egoísta Ç.Ç

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Carol.. ficou bem distribuido o texto.. a nossa escrita encontra sempre a melhor maneira de se portar a quem a Lê...
    eu claro até faço as minhas poesias na música.. mas no gostoso rock..
    não lembro de ter ouvido esta cantora..
    nacional.. ouvi bem pouco.. mas tem seu valor... beijos e até sempre

    ResponderExcluir
  4. Esse é um trecho do livro O primo Basílio, tem na música

    ResponderExcluir