segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Blogagem Coletiva - ROTAROOTS: Ato 3


Continuando com as postagens do Rotaroots, hoje escreverei os temas da blogagem coletiva que são:
1 - O quê é independência para mim?
2 - Das cartas que nunca te escrevi
Este mês eu fiz uma brincadeira escrevendo meus posts em forma de peça teatral, dividindo em 5 atos, hoje é o ato 3, quebrem a perna ou boa sorte ao elenco.


Rotaroots do mês de setembro
Terceiro ato
O quê é independência para mim?

Cena 1
As cortinas se abrem, a jovem heroína recebe duas missões que deverão ser feitas com maestria sob a ameaça de um inimigo muito recorrente chamado bloqueio criativo, se não fizer o que foi desafiado recairá sobre ela um mês de azar, com toda sorte de bloqueios criativos e posts ruins possíveis. Com caneta e papel nas mão Carol escreve alguns pensamentos. 

Carol
Escreverei o que acho da independência seja financeira, emocional ou pessoal.

Independência para mim é algo quase como libertação, e não se distância muito do significado encontrado no dicionário:
Independência s.f - Autonomia;liberdade. 
Essa palavra tão sonhada pela maioria dos mortais é conquistada dia-a-dia, se pago uma conta com meu dinheiro conquistado com o meu trabalho, se resolvo algum problema sem colocar nas mãos do outro a responsabilidade de resolução, se assumo responsabilidades e as cumpro, e por ai vai.

Sempre que escuto essa palavra o que me vem de imediato é o fator financeiro, pois se sou dona do meu nariz não dou muitas explicações e isso é o suprassumo da independência, não precisar dar justificativas, pois ao me justificar em demasia demonstro insegurança, e insegurança é uma forma de dependência emocional que é o contrário do tema que estou descrevendo. 
Ao fazermos uma análise grosseira vemos que uma situação puxa a outra:  Financeiro-emocional-liberdade
Três palavras que costumam reger a cartilha seguida pela maioria dos humanos.

De forma geral ao ter independência nessas três palavras posso me considerar quase completa, eu digo quase pois estamos sempre em busca de algo mais, isso é o que nos impulsiona a seguir em frente, mas quando busco independência tenho que arcar com as responsabilidades, ser dono do próprio nariz tem esse ônus, o de se tornar responsável por suas escolhas, seus passos e sua atitudes.
Mas chegando nesse ponto vemos que também é um tipo de escravidão ou lei do retorno a questão da independência/responsabilidade.
Pois a palavra independência sendo vista apenas como uma junção de vogais e consoantes traz liberdade, mas se for usada na prática acarreta a responsabilidade como consequência natural, sendo boa ou ruim.
Independência-responsabilidade-escravidão, algo ambíguo não acham? Escravo, palavra que não condiz com independente ou liberto...
Na realidade não somos libertos totalmente, independência total é ilusão pois de alguma forma dependemos de alguém ou alguma coisa.
Eu desfrutei alegremente da minha independência podendo tomar meus banhos demorados sem mãe ou marido para me atazanar em relação a demora, no final do mês tomei aquele susto ao pagar a conta de luz e água (responsabilidade pesando) me senti escrava dos impostos abusivos do nosso governo, pois mesmo economizando a conta viria salgada em relação a maioria dos países, ou seja:
 Independência-responsabilidade-escravidão a verdadeira cartilha que o humano segue.   


 Cena dois 
A continuação da missão é escrever uma carta, desafiando a criatividade da nossa heroína.

Carol
Vou escrever uma carta para eu mesma de dez anos atrás.

Querida Carol
Oi, como está?
Acho que feliz, não é verdade?
Bem minha querida aproveite bastante toda essa felicidade, pois posso dizer que enfrentará uma situação muito dolorosa no próximo ano, mas não se preocupe pois conseguirá se superar e se sair muito bem, aliás essa situação mudará sua vida para sempre, apesar do aparente sofrimento te fará crescer não posso te dar mais detalhes pois você iria enlouquecer, mas tenha fé que tudo irá se acertar.
Acho que se orgulhará de você no futuro, lógico cometerá alguns erros mas aprenderá com eles, outra coisa minha querida, magreza não é tudo, roupas e sapatos não trazem felicidade, mas garanto que descobrirá isso por si mesma quando estiver amadurecido, vai demorar mas vai acontecer eu lhe asseguro.
As coisas vão mudar um pouco mas seus verdadeiros amigos continuarão os mesmos da sua infância e adolescência, e outra coisa que não resisto e vou contar, você e sua mãe vão se acertar e se perdoar mas isso sei que você já sabe, você fará uma graduação por isso não se preocupe tanto com o fato de não ter se ingressado em uma faculdade ainda.
Ler se tornará modinha, e ser nerd também... 
A Isabela te dará muita alegria e orgulho, já o pai dela te surpreenderá muito, só não posso dizer se é de forma negativa ou positiva, mas não se preocupe e curta muito o seu casamento.
Ah minha querida, como sua vida estará diferente, escrevendo esta carta posso dizer que é praticamente outra mas você será muito feliz e realizada, e não vai se esconder tanto na sombra de outra pessoa, será realmente você mesma.
Bem gostaria de te contar tudo mas não posso, ou mudará o rumo das coisas e você precisa viver todas as experiências sendo elas boas ou ruins, pois elas te farão alguém mais tolerante e melhor.
Outra coisa guarde este nome Bruna, ele te trará muita felicidade.
Um abraço carinhoso e apertado.
Sua Carol
 De um futuro não tão distante.

Fecham-se as cortinas
Final do terceiro ato da peça

Então é isso, espero que tenham se divertido
Logo postarei o quarto ato
Tchau o/














3 comentários:

  1. Boa tarde senhorita Carol.. gostei bastante do teu escrito sobre independencia.. realmente é uma busca que todos fizemos mas temos que conquistar ela não a ganhar de mão beijada..
    sobre as cartas.. acho bacana isso de tu poder voltar no tempo e se dar algo ou relembrar momentos que lá tiveste.. ou que gostaria de ter tido.. nunca é tarde e o tempo nos proporciona isso.. beijos e até sempre querida

    ResponderExcluir
  2. Hum... Independência para mim é a liberdade de criar sem ser questionado, de pensar sem
    ser reprimido, se sorrir sem ser censurado, de falar sem ser calado, de sonhar sem ser ridicularizado e
    pensar sem ser odiado.

    Amei seu texto, super inspirador *-*

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Você não está entendendo! Aquele churros derretia na boca!!!

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir