domingo, 28 de setembro de 2014

Blogagem coletiva - ROTAROOTS - Ato 4



Seguindo com as postagens propostas pelo Rotaroots do mês de setembro hoje o assunto é Stop The Beauty Madness ou pare com a loucura da beleza. Quem quiser saber mais sobre o assunto é só pesquisar nesse link: http://www.stopthebeautymadness.com/ 


Rotaroots do mês de setembro
Quarto ato
Pare com a loucura da beleza

Cena 1
Carol hoje escreverá sua opinião sobre a campanha na internet e a loucura/ditadura da beleza, que tem ocorrido recentemente nas redes sociais.

Carol
Vou escrever neste texto o que eu penso em relação a cobrança imposta principalmente nas mulheres sobre a perfeição estética, as vezes com padrões irreais.

Bom primeiro eu não estou abraçando nenhuma causa, decidi escrever um texto sobre o assunto por ver o que ele faz com as mulheres, adolescentes e crianças.
Vou começar com um exemplo meu, quando eu era pré-adolescente eu assistia uma certa novelinha que passava após a sessão da tarde, inclusive continua passando só que com outro formato, era direcionada para o público jovem, os adolescentes da novela eram L I N D O S sem espinhas, com uma forma física bem padronizada com o que a moda dita, e também adultos, a maioria com a faixa etária entre 23 e 26 anos, fazendo o papel de adolescentes...  Muito irreal.
O pior é que nós, queríamos ter aquele corpo perfeito, lembrando que era um bando de pirralhos em formação, eu era considerada acima do peso, apesar de hoje em dia olhar para trás e ver o quanto meu corpo era normal, a maioria das meninas ou estavam "acima do peso" eu por exemplo, ou eram bemmmmmmmm magrinhas, me recordo de que na escola inteira no período da manhã em que eu estudava existir apenas 3 meninas consideradas obesas, duas delas minhas melhores amigas estavam com o peso muito além do que era o ideal para altura, por problemas na tireoide, sendo bem sincera as meninas eram adolescentes como outra qualquer, riam, choravam, eram cruéis as vezes, também eram amigas a maior parte do tempo, viviam a mesma fase terrível que todas as outras, mas eram alvos de críticas, risadinhas e as vezes comentários maldosos, vindo de outras adolescentes que cultuavam os atores mais velhos que por sua vez interpretavam adolescentes na novela. Percebem o ridículo da situação? O poder da mídia sob as pessoas? A venda de um padrão irreal? O sofrimento das pessoas tentando atingir esses padrões?

Foto com filtro e sem make

Eu fui  desafiada a colocar uma foto sem make e sem filtro sob a pena de presentear quem me escolheu com itens de maquiagem caso não aceitasse o desafio, fiz e não desafiei ninguém, as pessoas não entenderam o objetivo da campanha inclusive eu no começo por estar por fora do que rola na rede...
Li muitas críticas vinda de mulheres, algumas se recusando em postar uma foto assim, outras criticando as mulheres que aceitaram o desafio, como se realmente todas nós estivéssemos com a foto do nosso perfil 24 horas na cara...
Nem vou me dar ao trabalho de comentar sobre as críticas vindas dos homens, esses que foram ofensivos tenho sinceramente pena, pois provavelmente vão sofrer muito com a passagem do tempo e o envelhecimento seu e da mulher que escolheram como companheira.

Foto sem make e sem filtro

Não estou de formal alguma criticando quem gosta de make, acho lindo uma maquiagem bem feita, não uso por não ter muito jeito com isso, mas se precisar procuro alguém que saiba e peço para me maquiar.
Acho que o interessante é essa liberdade, sem pressões ou cobranças, de me maquiar quando eu quiser e não para ser aceita ou ganhar o "curti."

Foto sem make e sem filtro

Infelizmente eu vejo minha filha e também suas amigas passando pelo mesmo problema, as coisas até pioraram pois as informações chegam de forma rápida, o modismo também, e vemos a influencia ruim que toda essa doença conhecida como padrão de beleza atinge as crianças e adolescentes, e por mais que eu diga filha você é linda, seus cachinhos são incríveis, você não é gorda, ela não acredita e isso me preocupa, a pressão em cima dela e das suas amigas é muito grande, a única coisa que me resta é dar meu apoio e confiar na educação emocional que dei, esperando essa fase passar, e continuar repetindo para ela, suas amigas, você que me lê agora: Vocês são lindas do jeito que são, cada uma dentro de sua individualidade, herança genética ou raça.
Se amem, olhem no espelho e apreciem a perfeição dos seus traços, independente de não estar dentro de um padrão, independente de rugas, deficiências, manchas, espinhas ou qualquer outra coisa.
Mulheres vocês são lindas! Nós somos!
Com ou sem make ou filtro na foto...  

Foto sem make e sem filtro

E para quem se acha no direito de criticar, ofender ou até machucar alguém por estar fora dos padrões irreais, deixo o meu sorriso tranquilo, sem make, filtro, com manchinhas na pele, algumas espinhas mas muito, muito feliz por me amar e me aceitar como eu sou.



   


      









2 comentários:

  1. Boa tarde Carol.. pois assim é.. muita gente quer ser o que não é.. o corpo é obrigado a ter coisas e mais coisas sendo que alma e espirito nada querem..
    muitas pessoas querem se enquadrar no que a mídia oferece.. acho maravilhoso a pessoa ter a cara limpa.. mas tu sabe né...
    o gloss eu acho lindo.. mas se não tivesse nem este ficaria perfeito igualmente..
    e teu rosto é sempre gracioso assim como este sorriso....
    espero te ver online para falarmos.. mandei umas mensagens mas não tive retorno.. quando desejar pode me chamar.. bjs

    ResponderExcluir
  2. Carolina, as meninas de hoje sofrem muita pressão, dá agonia. Na minha "época", quando eu era pré-adolescente, brincava na rua com o cabelo sempre bagunçado, ficava descalça, enfim... hoje em dia esperam que meninas já se tornem mulheres lindas e maquiadas. Apressar fases da vida assim, sempre volta para nos assombrar depois, isso tudo terá um impacto e consequência no futuro dessas meninas :(
    Bjs

    ResponderExcluir