segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Leituras # 5

E o que fazemos em um domingo tedioso? Lemos, oras!
Eu decidi ler Vida e Morte de Stephenie Meyer, que é uma edição de comemoração de dez anos da saga Crepúsculo. Como já comentei por aqui eu gostei do livro Crepúsculo como leitura de entretenimento, entendo os fãs de vampiros terem odiado o fato da Stephenie ter fugido completamente do que seria um vampiro, e sim os vampiros dela não são coerentes, mas como falei "leitura de entretenimento". O que eu gosto no livro Crepúsculo é a estória do Edward e da Bella, inclusive quero falar em outra postagem sobre o comportamento dela enquanto adolescente, a insegurança o apego ao Edward que entra em algo mais profundo no ser humano, que é a falta de amor próprio agravado com o não se conhecer de fato.
Bem, fui ler o livro sem críticas ou projeções, até mesmo com uma certa curiosidade em como seria uma vampira apaixonada por um garoto, ou uma mulher madura que se deixa levar pela paixão por um homem mais jovem.
Mas o que aconteceu no decorrer da leitura... nada! A autora simplesmente trocou os gêneros, adaptou uma ou outra fala e só. Beaufort ou Beau é uma personagem sem nenhuma testosterona, eu percebi que a autora não se deu ao trabalho de fazer nenhuma pesquisa em relação a meninos que são frutos de divórcio, no caso de Beau que foi criado pela mãe (e que nesse livro Stephenie detalhou mais a personalidade frívola da mesma) e que poderia ter sido retratado de uma forma muito bonita, ele é um garoto mais calado, sensível, gosta de literatura, se vira sozinho, não curte muito carros e esportes e é hétero, ou seja foi perdida uma oportunidade de quebrar um tabu preconceituoso em relação a meninos com essa personalidade, mas a Stephenie apenas criou uma personagem sem sal e sem nenhuma masculinidade, um adolescente totalmente improvável. É sério! Só lendo para entender. Eu fiquei me perguntando o que leva uma autora a escrever um livro comemorativo de forma tão desleixada, é desrespeito com o seu público. Eu vou continuar a leitura para ver como será retratada a Edythe, quero conhecer melhor o restante das personagens mas digo de coração que esse livro foi um tiro no pé, se você é fã da saga leia sem esperar muita coisa, se você nunca leu Crepúsculo acho muito improvável você se prender a leitura de Vida e Morte, e ouso dizer que provavelmente sua cabeça entrará em parafuso ao tentar entender Beau.

2 comentários:

  1. Eu também li Crepúsculo, e sou da mesma opinião que você. Eu sou uma dessas fãs fanáticas de histórias de vampiros e bem... sem comentários. Mas gostei do livro com entretenimento e história de amor adolescente.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como entretenimento esse livro funciona bem, acho o romance entre Edward e Bella muito bonito :)
      Beijos o/

      Excluir