quinta-feira, 31 de julho de 2014

J.K. Rowling

No dia 31 de julho de 1965 nascia Joanne Rowling ou J.K. Rowling, a escritora britânica ganhou reconhecimento com a série de livros Harry Potter, escreveu outros 3 livros como adicionais aos livros da série.
Escreveu também o livro Morte Súbita um drama voltado para o público adulto, e O chamado do cuco um romance policial que ganhará continuações mas serão livros com histórias independentes.
Na infância Rowling escrevia histórias de fantasia e as lia para sua irmã Diane, sua adolescência foi difícil pois sua mãe era doente diagnosticada com esclerose múltipla, e também não tinha um bom relacionamento com o pai, a personagem Hermione foi inspirada na escritora como uma caricatura, na idade de 11 anos. Em sua autobiografia Rowling afirma que para compensar a beleza de sua irmã seus pais decidiram que ela seria a inteligente e sempre se destacou por isso.
Em dezembro do mesmo ano em que Rowling começou a escrever Harry Potter e a pedra filosofal sua mãe faleceu, o livro foi bem caracterizado com sofrimento de Harry em relação a ausência dos pais em função da perda de Rowling, a escritora conta que sua mãe não chegou a conhecer a história de Harry Potter.
Um anuncio no The Guardian levou Rowling a se mudar para a cidade do Porto em Portugal para ensinar inglês, lá conheceu o Português Jorge Arantes, após compartilharem um gosto mútuo pela escritora Jane Austen, se casaram em 16 de outubro de 1992 e em julho de 1993 nascia a filha do casal Jessica Isabel Rowling Arantes.
Em dezembro do mesmo ano Rowling e sua filha se mudavam para casa de Daiane sua irmã, em Edimburgo na Escócia, com os três primeiros capítulos do livro escrito.
Sete anos depois de se formar na universidade, Rolwling se via divorciada, desempregada e com uma filha de colo, durante esse período ela foi diagnosticada com depressão clínica e pensou em suicídio, esse sentimento a levou a escrever sobre os dementadores que aparecem no terceiro livro, são criaturas que sugam a alma e trazem uma grande tristeza.
Rowling escrevia as histórias de Harry Potter em uma máquina de escrever no bar do cunhado, enquanto sua filha dormia no carrinho, nessa época ela não mais morava com sua irmã pois se sentia um peso, um dos meios de sobrevivência enquanto estava desempregada era ajuda do governo. 
Em 1997 seu livro é lançado, Harry Potter e a pedra filosofal com 107 milhões de cópias vendidas.
Hoje com uma realidade totalmente diferente J.K. Rowling participa de projetos filantrópicos fazendo doações significativas, ganhou prêmios, reconhecimento e principalmente, graças a sua obra formou uma nova geração de leitores no mundo inteiro, que persiste até os dias atuais, intitulados como Potterhead, inclusive essa que de cá vos escreve.  


Conheci os filmes primeiro e me apaixonei pela história do bruxinho, depois que resolvi ler os livros  me tornei uma Potterhead e estou lendo o quarto livro.





  
   

    

Um comentário:

  1. Bom dia Carol.. tempos atrá me deparei com a biografia dela.. muito interessante saber da história.. e do que ela faz ainda em prol das causas sociais.. de que adianta ter uma fortuna só para si.. para luxos .. muito ela já faz com seus livros que até este que aqui fala ficou encantado com o filme e depois conheceu os livros.. depois de um bom tempo visto que aqui é interior né rsrs
    bjs e um lindo dia

    ResponderExcluir