domingo, 19 de outubro de 2014

Gostosuras ou travessuras - histórias de assombração

O mês de outubro me deixa bem feliz, temos primavera, dia das crianças e o halloween esse último infelizmente não popular no Brasil, mas acho que todos já viram muitos enlatados americanos com essa temática.
Aqui pelas bandas de Goiás é muito comum os adultos assustar as crianças com histórias de assombração, eu desaprovo e não faço de jeito nenhum, pois já passei maus bocados com medo depois de ouvir esses "causos."
Como eu imagino que os leitores do meu bloguinho são pessoas muito corajosas, hoje vou escrever três casos que ouvi quando criança.
Quem me contou essas histórias ou "causos" foi minha mãe, que por sua vez ouviu tanto da minha avó quanto do meu bisavô.

Pé de pato
Antigamente, mas muito, muito tempo atrás, quando meu bisavô era menino e morava em uma fazenda lá em Três Ranchos, ele e a molecada da fazenda gostavam de tomar banho no rio, na fazenda eles tinham engenho de cana, e a meninada antes de sair se reunia para tomar garapa.
Um dia quando todos estavam tomando garapa apareceu um rapaz maltrapilho e pediu um pouco, o pai do meu bisavô ofereceu e falou para o rapaz ficar a vontade.
Minha mãe conta que o rapaz bebeu uma cuia bem cheia de um gole só, o rapaz agradeceu e foi embora.
Meu bisavô e os amigos foram para o rio, chegando lá foram todos brincar na água, mas em seguida chega o rapaz que pediu garapa na fazenda, e perguntou se podia nadar com os meninos, eles concordaram, então o rapaz se despiu ficando de calção e botina, a meninada então perguntou se ele iria nadar com a botina, ele falou que não e resolveu tirar, quando descalçou os pés, ele tinha no lugar de pés humanos pés de pato, os meninos ficaram assustados e foram saindo da água, mas como garotos são matreiros eles começaram a gritar:
Pé de pato
Pé de pinto
O rapaz muito revoltado começou a nadar para fora da água e gritava assim
Vocês podem escapar mas o parrudo eu pego
Parrudo era um menino ruivo e pequeno, o menor da turma. Bem a meninada conseguiu escapar puxando o parrudo...

O carteado
Meu bisavô como contei na história acima moravam em fazenda, e as fazendas eram muito longe umas das outras.
Ele contou que certa vez, quando era rapaz, foi jogar truco na fazenda vizinha, as duas fazendas eram separadas por uma mata virgem.
Ele pegou o cavalo e seguiu rumo a fazenda, lá ficou até muito tarde, quando ele resolveu voltar para casa já passava da meia-noite.
Assim que ele entrou na mata, sentiu algo se sentando atrás dele, meu bisavô muito corajoso continuou seu caminho, sem olhar para trás.
O problema é que o que se sentou em seu cavalo era muito pesado, fazendo com que o animal perdesse seu ritmo habitual, andando bem devagar, meu bisavô conta que demorou uma eternidade para atravessar a mata.
Assim que saiu da mata ele sentiu que algo se levantou do cavalo, o animal imediatamente voltou ao seu trote natural, meu bisavô não olhou pra trás em momento algum.

Os lençóis
Essa foi contada pela minha avó, quando ela era mocinha e morava na fazenda, as mulheres lavavam roupas no córrego, muitos lençóis brancos, e pendurava tudo perto de um moinho, certo dia os varais estavam cheios, era um dia sem ventos, um clima quente, quando elas foram recolher os lençóis não estavam lá, mas sim no moinho que era muito alto, ela nunca conseguiu encontrar explicação para o acontecido.




Bem, é isso, existe muitas outras lendas ou casos que ouvi na infância, mas essas três foram as que mais marcaram e me assustaram quando menina.
Um abraço o/

3 comentários:

  1. Amo o halloween, é super divertido.
    Essas lendas são assustadoras...
    Admito que adoro ouvir essas histórias quando me contam hahaha'

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida Carol..
    tb não aprovo muito pois isso deixa uma marca profunda de medo na criança..
    melhor é contar conto de fadas..
    dar vida ao medo em um ser que a pouco esta neste plano deixa marcas futuras..
    gostei da história mesmo assim..
    minha mãe sempre lembra das que o pai dela incutia.. então imagina só né..
    beijos meus e até sempre

    ResponderExcluir
  3. Lendo suas histórias, lembrei do meu pai, meu avô e minha avó contando contos macabros pra criançada! hauahauhaauh Aaah, era uma época tão boa! Eu morria de medo, sim, mas sobrevivi. Acho que uma histórinha de terror de vez em quando não faz mal, não... rsss

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir