terça-feira, 4 de novembro de 2014

Leitor no divã - Saga Crepúsculo

Olá leitores do meu bloguinho tudo bem? Decidi criar esse espaço no meu cantinho para tagarelar sobre livros, leituras e afins, não farei análises críticas pois não é esse o meu foco mas dividirei com vocês um pouco da minha bolha literária, o que penso, ou as coisas que os amados livros trazem para minha vida, seja de forma positiva ou negativa. Vamos para o divã?


Primeiro peço que esqueçam os filmes da saga Crepúsculo, vamos focar apenas nos livros.
Segundo, ignorem as condições constrangedoras em que vivem os vampiros da saga, como o fato de brilharem, criarem vínculos afetivos com o seu alimento, reproduzirem, exercer a benevolência com suas vítimas, sem contar os lobisomens, não entendo muito dos lupinos mas os da saga fogem muito do que já vi em filmes e que li em algumas lendas.

Li e tenho os quatro livros da saga, o que eu mais gostei foi o primeiro intitulado Crepúsculo, que conta a história de um vampiro que foi transformado aos 17 anos chamado Edward, e que se apaixona por Isabella ou Bella, uma adolescente de 17 anos.
Edward nasceu em 1901, mas foi transformado em vampiro no ano de 1918, após contrair a gripe espanhola. O que me atraiu na leitura desse livro é que o personagem Edward traz consigo todo o trato, gentileza, romantismo e alguns modos do início do século vinte.
O rapaz no livro é um pouco tímido e as vezes inseguro em relação ao seu romance com Bella, um detalhe importante é que Edward se sente muito atraído pelo sangue da moça, representando um enorme sacrifício permanecer ao seu lado. Mas o amor que ele sente por Bella é bem mais forte, Edward viveu quase toda sua existência vampiresca solitário, mas ao encontrar Bella ele enfrenta medos, preconceitos e decide viver esse amor.

Isabella ou Bella é tida como chata e apática tanto no filme como no livro, eu gostei muito da forma com que foi descrita, é uma moça comum, filha de pais divorciados e tendo uma mãe imatura, obrigando a jovem a se tornar o mais independente possível para alguém de dezessete anos.
A garota é tímida, ranzinza e bem nerd, tem uma beleza comum, mas chama a atenção na escola por ser caloura, tímida e as vezes fria, tornando a moça um pouco misteriosa, apesar da maioria das pessoas gostarem de heroínas falantes, ousadas e seguras de si o que mais me atraiu na personalidade de Bella foi a insegurança, frieza e inteligencia.  
Gostei da forma com que ela luta pelo amor de Edward vencendo o medo, timidez, preconceito social, (a família de Edward é muito rica) apesar de Bella não se envergonhar de não ter tanto dinheiro,
a moça dirige uma velha picape com dignidade e sem mostrar constrangimento, enfim, é uma jovem bem decidida e briga por seus ideais, Bella me conquistou de vez por ser uma leitora de Jane Austen, irmãs Bronttë e por se emocionar com Romeu e Julieta, sem contar que seu livro favorito é O morro dos ventos uivantes, que é uma obra prima do romance gótico.  

O livro é narrado pela perspectiva de Bella, vemos sua preocupação e cuidado com o seu pai que é um chefe de polícia, solitário e caseiro, com sua mãe imatura, que esta em um casamento com um esportista que vive viajando, uma das razões de Bella ir morar com o pai, sua tentativa de se ajustar em uma nova escola, fazer novos amigos. A moça precisa lidar com o amor que desperta em seu melhor amigo Jacob, que mora em uma reserva indígena e tem genes lupinos no sangue, e por não ser abastada tem que lidar com o preconceito interno ao se apaixonar por um jovem muito rico e que também é um vampiro louco pelo seu sangue. Dos quatro livros da saga esse foi o que mais me agradou, pois conta uma linda história de amor de duas pessoas desajustadas com o meio em que vivem, e que despertam um amor puro e romântico um no outro.

Como falei no início se relevarmos algumas informações relacionadas ao que conhecemos de vampiros e lobisomens o livro não é ruim como se comenta em várias redes sociais que já li, não estou defendendo o livro, a autora, ou o filme, mas o meu direito de apreciar uma leitura sem fazer análises profundas, os fãs da saga são taxados de burros, mente vazias ou imaturos, acho engraçado atacar alguém pelo seu gosto literário, afinal cada um sabe de si.
Particularmente eu recomendo esse livro por ser leve, bonito e de fácil entendimento, independente de todas as críticas e ataques que tenha sido escrito em relação a obra ou a autora da mesma. 


     

6 comentários:

  1. Há mesmo muito preconceito nos filmes da Saga Crepúsculo. Mas eu fiz meu marido assistir TODOS comigo e gostei. Foi prova de amor isso, hahaha
    Obrigada por esclarecer a gente!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs foi mesmo, afinal homens e romances não se dão muito bem...
      Bjs

      Excluir
  2. Achei super legal esse jeito que vc avaliou a saga.
    Eu odiei os filmes. O primeiro livro, achei aceitável.
    Eu não consegui ler o resto da saga, a partir da
    lua nova.

    Mas do jeito que vc falou, deu até vontade hahaha...

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, foi o que retirei do livro, as vezes as pessoas vão tão armadas de preconceitos que se fecham e só enxergam o lado ruim das coisas.

      Excluir
  3. Oie!

    Por incrível que pareça, gostei mais do filme do que dos livros. Até tentei ler, mas parava sempre na página 30. Sei lá, a história escrita não me comoveu.
    Você contando dessa forma dá outras cores aos livros, e aí sim dá pra se comover. Mesmo assim, tenho a impressão de que a autora focou a história de forma a se tornar filme no futuro.

    Não sei se podemos considerar O Morro... como um livro gótico. O gótico vem láááá da Idade Média, e passou por uma "revisualização" no século XIX, e é esta imagem que temos atualmente. O pessoal da época considerava a Idade Média fria e sombria, e hoje em dia vemos uma Idade Média cheia de luz e cor. Então o gótico chega a ser mais Restart do que o Ozzy.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por esclarecer sobre a questão histórica do Gótico, vou pesquisar esse movimento e ver alguma coisa para ler, aliás a Idade Média é um período assustador do meu ponto de vista por vários motivos, sobre os filmes eu gostei muito do primeiro, e um pouco do segundo, os outros não gostei muito acho que a história se perdeu um pouco a partir do segundo.
      Um abraço o/

      Excluir