segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Leituras de setembro e outubro

Um corpo na biblioteca
Miss Jane Marple, uma adorável velhinha que entre suas atividades gosta de resolver mistérios tem um em suas mãos, quando o corpo de uma jovem loura é encontrado na biblioteca do Coronel Bantry um respeitável cidadão.
Miss Marple recebe um telefonema e é convidada a participar das investigações pela esposa do coronel, a Sra. Dolly.
Como se trata de um mistério escrito por Agatha Chistie, não se pode dar muita informação ao falar do livro, mas no prefácio do livro escrito pela própria autora ela escreve: "Há certos chavões que pertencem a determinados tipos de ficção. O mau e ousado baronete no melodrama, o corpo na biblioteca na ficção policial. Durante muitos anos estudei a possibilidade de uma adequada variação do conhecido tema. Propus-me certas condições. A biblioteca em questão deveria ser uma biblioteca altamente ortodoxa e convencional. O cadáver, de outro lado deveria ser um corpo extravagantemente fantástico e extremamente sensacional. (...) 
Assim um senhor idoso e paralítico tornou-se o pivô da história. O coronel e a Sra. Bantry, amigos íntimos de minha Miss Marple, tinham apenas a espécie de biblioteca que eu queria. À maneira de uma receita culinária apresentem-se os seguintes ingredientes: um instrutor de tênis, uma jovem dançarina, um artista, uma jovem guia, uma recepcionista de um salão de dança etc., e sirvam-se a lá Miss Marple"!
                                                                                                              Agatha Christie  




Um longo caminho para casa
Gabriella Harrison é uma linda criança loura, pequena, com olhos azuis e que lembra uma fada, mas sua vida não é fácil, mesmo sendo filha única de um casal rico e com muito prestígio, a criança é vítima da perversidade de sua mãe e da omissão do pai.
Mas Gabriella é forte, ela sempre escuta isso apesar de não acreditar no que escuta e em meio a muita dor, sofrimento e abandono a jovem encontra um caminho para trilhar, descobre seu talento como escritora e faz amizades verdadeiras em sua caminhada.
Este é um romance delicado e triste mas que mostra o valor de um amigo verdadeiro e o preço que se paga por ser ingênua.


 Livro de mágoas 
Livro de Mágoas é o primeiro livro de Florbela Espanca, editado em 1919. A edição é da responsabilidade de Raul Proença a quem a autora envia os primeiros poemas em 1916, numa colectânea a que chamou «Trocando Olhares».

A obra abre com epígrafe a Eugénio de Castro e Verlaine e Florbela dedica-a ao seu pai, que considera o seu melhor amigo, e à sua alma irmã - o seu irmão.

Florbela centra-se, ao longo de 32 sonetos, na temática da mágoa, da dor e da saudade. "Estabelece um espaço poético único, que deseja como espaço de comunicação entre tristes e magoados" (CITI).




Vaidade

Sonho que sou a poetisa eleita
Aquela que diz tudo e tudo sabe
Que tem a inspiração pura e perfeita
Que reúne num verso a imensidade

Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

Sonho que sou alguém cá neste mundo...
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a terra anda curvada!

E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto eu vou voando
Acordo do meu sonho... e não sou nada...

Florbela Espanca








 

3 comentários:

  1. Gostei do Poema escolhido da Florbela... Não conheço nada dela mas fiquei com vontade de comprar um livro de poesias que eu ainda não tenho na minha estante acreditas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florbela foi poesia, acho que deveria começar por ela. Acredito, pois geralmente esquecemos de comprar, eu tenho apenas dois livros de poesia um do Pablo Neruda e outro do Charles Baudelaire, os outros são em pdf, inclusive o Livro de mágoas.

      Excluir
  2. Ameeei esse gif, lindo maravilhoso mágico.
    Não li nenhum dos livros, /mabateprfvr.
    Hahaha, mas adorei as resenhas, vou
    ver se compro um deles.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir