domingo, 10 de maio de 2015

Carpe diem

Carpe diem, palavra vinda do latim que significa aproveite o dia.
Essas duas palavras tem se tornado um mantra na minha vida, aproveite o dia, as oportunidades, o agora.
É um presente o dia de hoje, esse mesmo que vivemos, em que podemos tomar decisões, fazer escolhas e mudar o rumo do nosso barco.
Cada passo que dou, cada palavra ou pensamento determina o meu futuro, se eu erro e permaneço no erro as coisas tendem a ter um desfecho amargo, mas se eu após o passo errado mudar minha estratégia posso reverter o quadro e ter uma grata surpresa.

Carpe diem, não faz muito tempo em que eu tracei um plano, uma meta de vida estava tudo ali, primeiro o curso de Biologia, mestrado, ramo de pesquisa. Tudo lindamente estruturado rumo ao sucesso, mas eu não estava sozinha nessa jornada, existia um marido, emprego, estabilidade.
Mas o casamento acabou, a empresa abriu falência, os amigos da faculdade viraram as costas e me vi sozinha, desempregada, com duas filhas para criar, e o pior de tudo, eu me vi com medo, pois meu mundo inteiro ruiu e nesses momentos só vemos os destroços. E a brilhante aluna que os colegas de curso admiravam, os professores respeitavam, a aluna apaixonada pela vida que sempre encabeçava os seminários e que era uma espécie de líder do bando foi ficando pequena, cansada e sozinha e tudo acabou.

Carpe diem, aproveite o dia. Sim eu aproveito cada oportunidade que aparece. Passei muitos apertos, chorei muito nas muitas noites de insônia em que eu pensava e agora?
Desisti? Jamais, apenas decidi mudar o foco, reestruturar minha vida de acordo com a nova realidade de mãe, divorciada, independente, e com duas filhas para amar e educar. Não é fácil, o trabalho é dobrado, a responsabilidade recai quase sempre na mãe pois infelizmente o machismo e egoísmo movem muitos homens, que pensam que pagar uma pensão é o suficiente, e digo não é.
Mas é assim, não sou amarga, triste ou infeliz. Amo minha vida, minhas filhas e me amo e isso faz uma enorme diferença na hora em que os problemas aparecem.

Carpe diem, e agora José? Agora, hoje, presente, agora é o que importa.
Abri a janela e o sol entrou, aproveitei o dia, voltei a estudar, voltei a traçar planos e redefinir as prioridades.
Hoje conto comigo mesma, com minha força de vontade, competência e o desejo de reescrever a minha história, nada de olhar para trás e chorar pelo que ficou, a hora de sacudir a poeira é essa, de viver um dia de cada vez, aproveitando bem o que a vida tem me apresentado, correndo atrás do que me faz bem e estar ao lado de quem me faz bem.
Carpe diem, aproveite seu dia.

           

2 comentários:

  1. Muito bom dia Carol.. e esta palavra levo comigo a vários anos.. é um lema para mim desde que assisti o filme sociedade dos poetas mortos.. onde tudo começou,, onde esta simples palavras mudou algo dentro de mim..
    pelo que escreveste e pelo que sei de vc hj.. és uma pessoa com muita fibra, força interna.. tu não deixa as coisas te abaterem.. tem força para tocar o barco sim.. e criar um futuro belo ali na frente.. beijos meus e muitas alegrias na tua vida senhorita

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu lembro que ouvi essa frase há muito, muito tempo.
    Concordo tanto com ela.
    Por mais que estejamos tendo momentos difíceis, é tudo passagem e aprendizado.
    Precisamos aproveitar, precisamos sugar tudo, tudo desse mundo.
    Parabéns pelo texto.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir