terça-feira, 11 de agosto de 2015

Bicentenário de Emma

Este ano é comemorado o bicentenário do livro Emma, escrito pela autora Jane Austen, precisamente em 18 de dezembro de 1815 ocorreu a primeira publicação.
Emma Woodhouse é bonita, inteligente, rica e egoísta. Mesmo com esse perfil nada cativante Emma não deixa de ter seus encantos.


"Ao comentar sobre Emma, Jane Austen brincou com seus leitores ao dizer que Emma é o tipo de heroína que ninguém além dela própria iria gostar muito." ( Contracapa de Emma, ed. Martin Claret) 

O livro retrata a vida e o cotidiano não só de Emma mas como dos outros personagens da trama, tem muita leveza e humor, temos também intrigas, casamentos, nascimentos, reuniões familiares e piqueniques. Mas o que torna esse livro tão especial?
A forma realista em que foi escrito, essa talvez seja uma das melhores características da escrita de Jane Austen, transformar o cotidiano, as convenções, a situação da mulher da época em algo profundo. Seus personagens  possuem qualidades e defeitos como qualquer pessoa apresenta, não existe o herói ou heroína perfeitos, existem pessoas comuns, com suas vidas comuns, mas escrito de forma tão magistral que acaba sendo impossível ficarmos indiferentes diante de suas obras     


O filme Clueless conhecido no Brasil como As Patricinhas de Beverly Hills produzido em 1995 é baseado no livro, Cher a protagonista do filme é inspirada em Emma, os pontos principais do livro foram retratados no filme.

    




13 comentários:

  1. Parece que as coisas não mudaram muito de lá pra cá, famílias ainda seguem as tradições e existem Emmas que ainda são mais emoção que razão. Eu me lembro de ter visto essa série na BBC, e tem outras mais da Jane Austen que valem a pena ser vistas.
    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos fatores que torna a escrita de Jane Austen tão celebrada, essa atemporalidade que é uma característica dos clássicos. Também assisti essa série da BBC, alias as séries da BBC são incríveis.

      Excluir
  2. Que engraçado, estava assistindo esse filme hoje. Relembrando a infância :)
    Adoro esse livo, Jane Austen é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito desse filme acho muito divertido e as roupas da Cher são lindas! Ainda tenho a influência do estilo dela no filme no meu jeito de vestir rs.
      Jane Austen é incrível mesmo :)

      Excluir
  3. Ainda não li nada de Austen, mas é uma coisa que eu preciso fazer antes de morrer. ha ha ha

    Esse livro em especial é um que quero muito ler.

    http://doce-madreperola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dela são incríveis! Esse livro é muito bom, mas meus favoritos é Razão e sensibilidade e Persuasão.

      Excluir
  4. Nunca li esse livro, mas admito que lendo sobre o post deu uma pontinha de vontade.
    Ler sobre uma protagonista nada convencional e bem humana, me parece um banho
    de realidade misturado com fantasia. Adoro isso.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante vc ler Emma pois ela é uma jovem de 21 anos e acho que algumas coisas não mudam muito no universo feminino :)

      Excluir
  5. Carolina, eu nunca li o livro, mas já vi o filme Emma, com a Gwyneth Paltrow e é um dos filmes que eu gosto muito. Toda a ambientação, figurino impecável e gosto da trama ao decorrer do filme. Apesar de tudo, Emma é uma garota forte e de muita personalidade. Me lembro da cena que ela sente inveja da nova garota que chega, que é bonita e toca piano melhor que ela. Mostra toda sua vulnerabilidade!
    Bjs e ótimo final de semana pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho vontade de ver esse filme, vi a minissérie da BBC que é muito boa. No livro vemos várias situações assim, apesar de algumas pessoas não gostarem muito de Emma a personagem, eu gosto, ela tem a inocência e alegria da juventude :)
      Bjs, bom fim de semana para você também o/

      Excluir
  6. Tenho certeza que vai amar o filme Carol, ele é super divertido e ASSUSTADOR.
    Hahahaha, espero que veja mesmo viu? ♥
    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querida Carol..
    nunca li nada dela mas por sempre ver-te a ler e falar sobre ela...
    creio ser uma das tuas escritoras favoritas..
    quando com palavras somos tocados, mergulhamos nelas
    nos encontrando na maioria das vezes.. bjs e feliz sempre

    ResponderExcluir
  8. Olá Samuel, é minha escritora favorita :)
    Verdade as palavras quando bem usadas transforma tudo.

    ResponderExcluir