quinta-feira, 8 de abril de 2021

A menina submersa ( releitura)

 Finalizei a leitura desse livro e posso afirmar que aproveitei bastante visto que não criei espectativas. O livro aborda assuntos como esquizofrenia, TOC e nos convida a dar um mergulho na mente de uma pessoa em crise perseguindo seus fantasmas sejam eles fruto de imaginação ou não.


India Morgan Phelps ou Imp é uma jovem que tem um histórico de doenças mentais na família e luta diariamente para se manter sã com uso de medicamentos e terapias, é uma pessoa como eu ou você, ela tem talento para pintar e escrever, e tira algum dinheiro pintando para turistas, também tem um emprego remunerado que ajuda com as contas. Imp é lésbica que é abordado de forma natural no livro, sua namorada Abalyn é uma mulher trans e acho que merecia um livro a parte por ser uma personagem tão cativante.


Uma certa noite Imp vai dar uma volta de carro e encontra uma jovem nua a beira de um rio próximo a estrada, obviamente ela para e oferece ajuda a desconhecida que diz se chamar Eva, esse acontecimento desencadeia uma série de coisas que não sabemos ao certo ser sobrenatural ou se é fruto da esquizofrenia de Imp. Como mencionei Imp escreve, temos inclusive dois contos seus no livro, e temos algo como entrada de diários (assim eu entendi ) no decorrer da história, achei alguns desses escritos um pouco massantes pois relata fluxos de pensamentos um tanto incongruentes pois a mesma estava sem medicações em muitos deles.
É uma história de fantasmas? Sim e não, existem momentos em que claramente sabemos que tudo o que é descrito pela personagem é fruto de sua mente, suas paranóias e manias, em outros momentos temos um leve sabor de sobrenatural na história. O final me surpreendeu de forma bem positiva e indico a leitura mas penso que o livro não irá agradar a todos.
Não poderia finalizar a leitura sem mencionar Os Mortos Vivos de Peter Straub encontrei algumas semelhanças entre esse livro e A menina submersa e acredito eu que tenha sido uma homenagem da autora ao livro de Straub.













Nenhum comentário:

Postar um comentário