terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mansfield Park - comentando o livro


Fanny Price foi morar de favor na casa dos tios aos 12 anos de idade, os tios eram pessoas com boa posição social e de caráter irrepreensível ao menos no que diz respeito ao que se espera de uma família de bem, na Inglaterra do século 18.
A menina loura e com olhos verdes não possuía muitos atrativos físicos e nem um espírito que chamasse atenção, mas era de personalidade doce e submissa, fazendo com que os parentes se sentissem benevolentes e cumpridores dos deveres cristãos ao decidir recebe-la em sua propriedade.
Lá ela passa a conviver com seus quatro primos, dois meninos e duas meninas, Edmund o mais moço dos rapazes logo se torna o protetor e mentor de Fanny, despertando primeiro gratidão mas em seguida o amor da mesma. Mas Edmund não percebe os sentimentos de Fanny, pedindo inclusive alguns conselhos em relação a uma moça que desperta o seu interesse.
Fanny no decorrer da leitura se revela uma personagem de opinião forte, mesmo que ocultando o que realmente pensa dos que estão ao seu redor, com uma capacidade de julgar o caráter das pessoas de forma coerente e as vezes com alguns pensamentos maldosos, no livro também se comenta de forma mesmo que velada a situação de escravidão, algo não recorrente na literatura escrita por Austen.
Temos uma história bem construída, com pessoas com várias facetas de caráter, sentimentos como inveja e orgulho também aparecem, e temos o tão desejado final feliz para a maioria dos personagens.

Spoiler
Fanny price é considerada pela maioria dos leitores como a personagem menos atraente das heroínas criadas por Austen, particularmente eu gostei muito de Fanny, pois ela apresenta um comportamento condizente com a sua realidade, pois mora de favor na casa dos tios, seus primos recebem um tratamento diferenciado, mostrando o lugar de Fanny como se fosse designado para ela o papel de dama de companhia, automaticamente, logo a moça não tinha muito o que fazer.
No começo do livro chegamos a sentir raiva da passividade de Fanny diante do tratamento de uma das tias, que abusa da boa vontade da moça sem ter o mínimo de compaixão, mas os acontecimentos posteriores com os membros da família trazem a tona a importância da serenidade e bom senso de Fanny, sua calma faz com que quase todos a procure, e desperta muita ternura principalmente nos tios, mais ao final do livro.
Fanny também tem sua revelação e sua dose de gratidão, quando é mandada para passar dois meses na casa dos pais, lá ela percebe o quanto foi afortunada por ter sido educada e criada por seus tios, seu pai é um beberrão e homem de modos grossos, sua mãe é muito displicente e de certa forma preguiçosa com a casa e com a criada, deixando muito a desejar inclusive na educação dos filhos, apenas Fanny, William seu irmão mais velho e Susan uma das irmãs mais jovens de Fanny pareciam ter algum bom senso e princípios na família.
Susan inclusive acaba sendo levada por Fanny para Mansfield Park para receber a mesma ajuda e educação que Fanny recebeu no passado, e cai nas graças dos tios.
Sobre Edmund não tenho muito o que comentar, apesar de ser bondoso não me convenceu como herói no livro, a forma com que se deixou levar por uma pretendente, sua conformidade com algumas coisas me incomodou um pouco, dos heróis criados por Austen esse foi o que menos me agradou até agora.
O livro me surpreendeu e me conquistou, é uma leitura leve e muito agradável.



 
O filme
No progresso da minha leitura quis assistir ao filme Mansfield Park, que é baseado no livro, na minha opinião achei muito resumido, fazendo com que a história se tornasse confusa e bobinha, principalmente para quem não leu a obra,  recomendo que leia primeiro o livro para depois assistir o filme, que tem uma bonita fotografia, e a atriz que interpreta Fanny (Billie Piper) trouxe muita doçura e ao mesmo tempo força para a personagem 

Trailer do filme


2 comentários:

  1. Gostei desse livro, parece ser bem legal ainda mais porque amo coisas medievais hahaha.
    Bom, não sabia a respeito do filme e já estou correndo para ver o trailer.
    Algo legal é que finalmente está acabando essa história de toda
    mocinha precisar ser linda e perfeita.
    Existe muito mais do que beleza no mundo, adorei!

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah eu gosto de academia, fazer exercícios me deixa mais disposta ;P

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir