sábado, 25 de julho de 2015

Leituras de maio e junho

Verão no Aquário
O livro começa com a narração em primeira pessoa, um fluxo de pensamentos feito por Raíza a personagem principal do livro, a obra possui um conflito estabelecido e que vai se desenrolando no decorrer dos capítulos.
Raíza é jovem e bonita, mora com a mãe que é escritora, tia Graciana que é frágil e solteirona, Dionísia funcionária, e tem em sua casa as visitas constantes de Marfa, sua prima que também é sua confidente. Todos são personagens secundários, muito presentes no livro.
Raíza tem um relacionamento conturbado com sua mãe, admira e a desdenha ao mesmo tempo. As coisas se tornam mais complicadas entre as duas com a presença constante de Fernando, que desperta o interesse de Raíza e também os ciúmes, a jovem imagina que sua mãe tem um caso com o rapaz e não fica claro no livro se acontece ou não um romance entre os dois.
Temos as lembranças dos romances antigos e também descrições do atual relacionamento da moça, que inclusive é carregado de culpa.
As recordações de Raíza são descritas com imagens líricas e poéticas

"E André inclinou-se como uma haste dourada de sol e me beijou na boca. Havia música, um piano. Pergunte-lhe no beijo quem tocava assim e antes de ouvir-lhe a resposta já sabia que era eu. Os sons eram verdes, de um tom verde-esmeralda. Procurei-me entre eles, procurei-me entre as nuvens, um rebanho de nuvens conduzidas por André que tocava uma flauta dourada. Procurei-me também nas suas feições e com tamanha ansiedade que ele deixou cair a flauta e pousou a boca na minha. O amor é música, disse-me num sopro, vamos agora fazer música juntos...  "

Toda a história se passa no verão, que é descrito no livro como escaldante, nos lembrando os conflitos e a imaturidade de Raíza. O final do livro conta com o fim do verão, um sopro de frescor trazendo uma alegoria em relação ao amadurecimento de Raíza. Como se fosse um rito de passagem.




Um Brinde de Cianureto
O livro começa com uma lista dos personagens e o que acontece na vida de cada um com a morte da bela, rica e fútil Rosemary, que se passa um ano antes do início da narrativa. No inquérito fica atestado que Rosemary cometeu suicídio com cianureto no dia do seu aniversário. Mas George, marido de Rosemary após receber algumas cartas anônimas decide investigar o que realmente aconteceu contando com a ajuda do Coronel Race, um velho amigo seu.
Com isso cada pessoa que estava presente no dia do aniversário se torna suspeita, inclusive a irmã de Rosemary, a jovem Iris Marle que iria receber uma grande fortuna caso a irmã morresse.
Cada suspeito tem fortes motivos para querer a morte de Rosemary e temos descrito no livro a forma que cada um conheceu a vítima. 
O livro possui muitas reviravoltas principalmente dos personagens, formando um amontoado de peças soltas que uma a uma são organizadas no progresso da leitura, conta com um final surpreendente.




Uma Dose Mortal
Nesse livro temos o detetive Hercule Poirot, que ao fazer uma consulta de rotina ao dentista não imagina que o consultório será palco de um assassinato. O dentista Dr. Morley é um cidadão acima de qualquer suspeita, pacato e de ar severo. No dia do crime Dr. Morley está como de costume, não aparenta comportamento depressivo ou um suicida em potencial. Mas a suspeita dos investigadores apontam para suicídio.
No progresso da leitura vamos conhecendo cada personagem que esteve no consultório no dia do crime, de funcionários a clientes, com isso Poirot começa sua linha de investigação, auxiliando seu amigo Japp, policial da Scotland Yard na solução do crime.


 



 Por que não pediram a Evans?
"Publicado originalmente em 1934, Agatha Christie põe em cena os espirituosos Lady Frances Derwent e Bobby Jones. Bobby, em meio a um jogo de golfe, encontra um homem moribundo, aparentemente caído de um penhasco. Dos lábios do estranho saem as inusitadas palavras que dão título ao livro e que lançam o casal de amigos numa investigação. Mal sabem os detetives amadores que sair indagando sobre a possível identidade de Evans e sobre o que não foi pedido a este e algo que colocará suas próprias vidas em perigo".
(Via Skoob)
Esse é um daqueles livros que não conseguimos largar até terminar a leitura, a linguagem é diferenciada típica da época. Lady Frances ou Frankie conhece Bobby desde a infância e apesar da diferença social brincavam juntos, Bobby é filho de pastor de uma igreja, que fica em uma pequena aldeia inglesa próximo ao castelo da família de Ladie Frances, e é um bom rapaz apesar de um pouco ingênuo, Frankie ao contrário é muito esperta e espirituosa. A dupla se une para desvendar a morte aparentemente acidental, reunindo pistas os jovens vão atrás dos suspeitos e com isso conhecem pessoas peculiares como Moira, uma bela e jovem mulher que é casada com o sinistro Dr. Nicholson e o simpático Roger, que inclusive chama a atenção de Frankie.
O livro contem uma trama que envolve sequestro, assassinatos, fraude em testamento e muita aventura.
Eu recomendo pois é bem interessante e tem um final surpreendente.

  





6 comentários:

  1. Fiquei bastante interessada nesse primeiro livro. Parece bem bonito. Ainda não li nada da Agatha Cristie, mas tenho bastante interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Lygia Fagundes Telles são incríveis, para você que é escritora eu recomendo, a escrita dela é maravilhosa :)

      Excluir
  2. Nunca li nada da Agatha Cristie...http://ladomilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha Cristie é muito bom para passar o tempo, é uma leitura leve mas muito inteligente!

      Excluir
  3. Eu ainda não li nada da Agatha Cristie (fico até com vergonha de confessar isso, rsrs), mas tenho alguns livros dela na minha lista de leituras. PS: Eu também li Outlander, recentemente terminei de ler o oitavo livro =)

    Boa semana!
    Beijos, Pri
    http://vintagepri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outlander realmente é lindo e tem uma pesquisa histórica maravilhosa, estou lendo bem devagarinho o primeiro livro :)

      Excluir