sábado, 18 de janeiro de 2014

Razão e sensibilidade - comentando o livro



Razão e sensibilidade escrito por Jane Austen, foi seu primeiro livro publicado.
Conta a história de duas irmãs, Elinor e Marianne Dashwood, que com a morte do pai se viram obrigadas a se mudar para a propriedade de um parente em Devonshire. Juntamente com sua mãe e sua irmã mais nova Margaret. 
A família então parte para essa nova casa, que é considerada modesta em comparação a antiga e precisam se adaptar a sua nova realidade e estilo de vida.
Elinor e Marianne tem personalidades opostas, enquanto que Elinor apesar de ter apenas 19 anos é a prudencia em pessoa, sufocando seus sentimentos e desejos, Marianne é muito espontânea, sonhadora e imprudente também, outra característica marcante das duas irmãs é que Elinor apesar de ser uma típica dama da sociedade da época possui muita força interior e firmeza de espírito não se deixando levar pelas emoções, enquanto que Marianne é tempestiva e muito frágil sendo até mesmo uma pessoa sugestionável se deixando levar pelas aparências em lugar dos fatos.
Elinor consegue com sua postura ser ouvida e respeitada, e Marianne nos passa a imagem de uma menina mimada e cheia de vontades.
A história de amor que as duas irmãs vivem acaba dando todo o enredo do livro, que é uma trama cheia de suposições e desentendimentos, colocando a impulsiva Marianne em uma situação complicada por conta de uma amizade romântica com um jovem que tem o comportamento parecido com o seu.
Por sua vez Elinor sofre com as circunstancias de sua amizade com Edward Ferrars, em que alimenta um sentimento de amor profundo mas a sua prudencia a faz ser discreta e as vezes passar uma imagem de frieza. 
É uma história leve, romântica e bonita.     
O livro tem um final feliz que é uma característica dos livros de Jane Austen.


Existem alguns filmes sobre o livro Razão e sensibilidade, mas o de 1995 é o mais fofinho, inclusive ganhou o Oscar. 

Trailer do filme de 1995



Nenhum comentário:

Postar um comentário