quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Romances de banca, ler ou não ler, eis a questão

Olá leitores do meu bloguinho, como vão?
Hoje eu trago mais uma questão saudável para ser debatida ou lida: Romances de banca.
Lembram, já ouviram falar ou leram? Eu sim, muitos na verdade, minha pré-adolescência, adolescência e início de vida adulta foi acompanhada por essa leitura muitas vezes discriminada, injustamente diga-se de passagem, não vou fazer uma análise crítica pois não é esse o meu foco, mas quero fazer você, meu caro leitor, refletir sobre o assunto e se existir algum preconceito, se desfazer dele.

Imagem retirada do blog Livros e Opinião
 (http://www.livroseopiniao.com.br/2013/02/sabrina-julia-e-bianca-os-famosos.html)

Romances de banca são livros escritos na sua maioria por autoras desconhecidas, ainda não li nenhum exemplar escrito por homem, com exceção de Nicholas Sparks que na minha visão de leitora se encaixa perfeitamente nessa linha literária, e pelamordecristo não estou sendo preconceituosa pois tenho um livro dele na minha estante e amo tanto o filme quanto o livro, ganha um doce quem adivinhar o título...
Voltando ao assunto esses livros seguem uma linha específica em relação ao enredo e final que é sempre feliz, a maioria tem as cenas de amor entre o casal descritas detalhadamente se é que me entendem, o mocinho é sempre rico e algumas vezes um cafajeste ou solitário, as mocinhas lindas, perfeitas e indefesas, algumas não tão indefesas mas sempre são lindas, e as capas tem esse padrão da imagem acima. São quatro títulos mais conhecidos: Sabrina, Bianca, Julia e Barbara sendo esse último histórico.


De acordo com algumas pesquisas que fiz, a série Sabrina iniciou em 1977 com o título Passaporte do amor, fez tanto sucesso nas terras Tupiniquins que em 1978 foi a vez da série Júlia e em 1979 Bianca, Barbara por ser escrito pela autora inglesa Barbara Cartland não se enquadra nessas séries mas os livros ficaram populares por aqui e também eram vendidos em bancas de jornais por isso o inclui nesse gênero literário.
Existe um preconceito escancarado quando alguém afirma ler esses romances, que considerados literatura de baixa qualidade.
Bom em primeiro lugar livros ruins encontramos em todos os gêneros.
Segundo, gosto literário é subjetivo, o que é bom para você eu posso detestar por exemplo.
E por último mas não menos importante, leitura é questão de gosto, tirando as leituras obrigatórias para formação acadêmica ou formação técnica, todos temos o direito de ler o que nos agrada, isso se chama liberdade.

Falando por experiência própria vivi momentos incríveis lendo esses romances, possui coleções, sonhei, chorei e sorri com as histórias descritas nos livros, meus títulos favoritos são os das décadas de 70 e 80, e essas leituras não tiraram nada da minha formação literária, não me fizeram melhor ou pior como pessoa, fizeram o que todo livro chocolate faz, satisfazer minha necessidade do momento me fazendo feliz.
Eu poderia fazer uma lista de livros que considero chocolate, alguns considerados livros modinha atualmente, livro chocolate foi uma denominação que apelidei enquanto fazia minha graduação e estava enlouquecendo, perdida em meio a tantos artigos científicos, chatos e intermináveis, meu TCC foi sobre Fitoterápicos e um dia conversando com minha colega de classe eu brinquei e falei que queria férias para voltar a ler meus livros chocolate...   

Existem algumas pessoinhas do mal que adoram apontar o dedo e criticar quem lê romances de banca, como se ler um livro fosse certificado de cult, inteligente ou conectado com a moda, ler é algo natural na minha opinião, não confere status ou superioridade, óbvio que o leitor terá mais argumentos em uma conversa ou ao escrever, mas tem gente que gosta e tem gente que não gosta e pronto.
Eu como alguém que aprecia a literatura seja ela clássica ou Y.A. por ex não vejo motivos para alguém se sentir inferior intelectualmente por fazer essas leituras, tem gente que só lê romance de banca e daí? Outros os leem em algumas fases, outros tentam um e não gostam, algumas pessoas passam longe...
Só não acho coerente criticar as leituras alheias, principalmente se é um leitor a pessoa que está fazendo a crítica, pior , tem gente que só critica pela fama, credo fulana lê Sabrina, e acaba lendo um ou outro livro que se encaixaria perfeitamente nessa linha de romances sem saber... 
Então, você que me lê agora aposto que conhece alguém que leu ou ainda lê esses romances, ou até mesmo você já tenha lido, conheço alguns acadêmicos que se deliciam até hoje com essas leituras e nem por isso são desqualificados para discutir sobre livros ou literatura. Espero ter quebrado um pouco do preconceito que por ventura você possa ter tido até aqui. 

Um abraço o/



Links que pesquisei e achei interessante:
Sobre Barbara Cartland:

 Sobre romances de banca: 

Link para ler ou baixar Romances de banca







    



5 comentários:

  1. Bom dia querida Carol.. eu para romances não posso dizer muito pois até hj só adentrei em um e não o terminei rsrs
    melhor que ler um romance é ter um que se transforme em amor não é senhorita.. beijão

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu já li alguns romances de banca. Acho que eles são ótimos para entreter. Geralmente eles são criticados porque não fazem aquela reflexão sobre a existência humana que os romances canônicos costumam fazer e que é estudada como uma das principais características do gênero.

    Eu acho que toda leitura é válida de alguma forma. Vejo algumas pessoas criticando porque eles não trazem aprendizado, mas muita coisa do que fazemos não traz aprendizado e é apenas diversão. E eu sou adepta da literatura por prazer, até mesmo porque eu trabalho com literatura e às vezes é preciso espairecer um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog mudou novamente, ficou muito poético!
    Minha mãe falava muito de fotonovelas, devia ser muuuito legal mesmo. Nunca achei pra comprar.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Há alguns tempos atrás eu lia muitos livros deste tipo, realmente é uma leitura bem agradável e "leve".. Atualmente este tipo de romance já não é meu gênero favorito, mas concordo que não é certo alguns ficarem criticarem tanto, afinal as pessoas tem gostos diferentes e todo gênero literário é válido..
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ai adorei as sugestões.
    Mas já escolheram o nome dela, e logo mais posto no blog <3

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir