segunda-feira, 9 de março de 2015

Leituras de janeiro e fevereiro

As meninas
No livro temos três estudantes: Lia, Lorena e Ana Clara, as três moram em uma pensão de freiras e são universitárias, cada uma das moças tem uma história de vida e situação financeira distinta, sendo Lorena a mais abastada das três. O período em que se passa a história é na década de 70 época em que a ditadura militar estava a pleno vapor, inclusive uma das estudantes (Lia ou leão) é uma militante ferrenha contra a ditadura.
Nesse livro é apresentado o fluxo de pensamentos das três moças, cada uma com seu universo particular tornando um pouco difícil o entendimento nas 100 primeiras páginas, mas em seguida a leitura flui e você passa a se familiarizar com a escrita e com o ritmo do livro.
No progresso da leitura se desenrola o drama de cada uma das jovens, seus conflitos, problemas, e a humanidade com sua faceta algumas vezes exemplar, outras nem tanto. O final traz acontecimentos surpreendentes, o livro se desenvolve como se fosse dividido em uma série de contos interligados, com um desfecho incerto e questões deixadas por conta da imaginação do leitor.
Não é uma leitura fácil, mas a riqueza de palavras, o ritmo em que foi escrito nos prende do começo ao fim.
Recomendo a leitura.
* Projeto Literatura Brasileira: 100 livros essenciais



O médico e o Monstro
De acordo com a introdução descrita, essa novela nasceu a partir de um pesadelo de Stevenson.
Quando o advogado Utterson toma conhecimento de que um certo sr. Hyde após pisotear uma garotinha de prováveis 8 anos e ser pego em flagrante, convencendo a todos de que foi acidente e pagando uma boa quantia em troca de silêncio, acaba ficando intrigado. Mas ao saber que o cheque que foi entregue a família pertence ao seu amigo e cliente o Dr. Jekyll Utterson decide investigar o até então desconhecido Hydel, ele descobre que o mesmo homem que machucou a menina não só é amigo do Dr. Jekyll como também frequenta a sua casa e é seu herdeiro no testamento.
Após esses acontecimentos o Dr. Jekyll se torna cada vez mais ausente e estranho trazendo medo até para seus criados. Já o sr. Hyde se torna mais ousado e ativo cometendo inclusive um assassinato.
Mas Utterson jamais poderia imaginar que por trás de tanto mistério existe um erro nos estudos científicos do Dr Jekyll trazendo consequências graves. A dualidade do ser humano, o bem e o mal são descritos de forma crua nessa novela.  
* Projeto Rory Gilmore



Mansfield Park
Fanny Price foi morar de favor na casa dos tios aos 12 anos de idade, os tios eram pessoas com boa posição social e de caráter irrepreensível ao menos no que diz respeito ao que se espera de uma família de bem, na Inglaterra do século 18.
A menina loura e com olhos verdes não possuía muitos atrativos físicos e nem um espírito que chamasse atenção, mas era de personalidade doce e submissa, fazendo com que os parentes se sentissem benevolentes e cumpridores dos deveres cristãos ao decidir recebe-la em sua propriedade.
Lá ela passa a conviver com seus quatro primos, dois meninos e duas meninas, Edmund o mais moço dos rapazes logo se torna o protetor e mentor de Fanny, despertando primeiro gratidão mas em seguida o amor da mesma. Mas Edmund não percebe os sentimentos de Fanny, pedindo inclusive alguns conselhos em relação a uma moça que desperta o seu interesse.
Fanny no decorrer da leitura se revela uma personagem de opinião forte, mesmo que ocultando o que realmente pensa dos que estão ao seu redor, com uma capacidade de julgar o caráter das pessoas de forma coerente e as vezes com alguns pensamentos maldosos, no livro também se comenta de forma mesmo que velada a situação de escravidão, algo não recorrente na literatura escrita por Austen.
Temos uma história bem construída, com pessoas com várias facetas de caráter, sentimentos como inveja e orgulho também aparecem, e temos o tão desejado final feliz para a maioria dos personagens.




 Cem Sonetos de Amor 
O livro foi publicado em 1959 entre outras obras. Quando poeta chileno passava pelo seu segundo divórcio no ano de 1955 iniciou um relacionamento com Mathilde Urrutia que durou até sua morte. Mathilde é mencionada em alguns sonetos dessa obra. O livro é dividido em quatro partes Manhã, Meio-dia, Tarde e Noite.
* Releitura  

 
A Dança
Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
Ou flecha de cravos que propagam fogo:
Te amo como se amam certas coisas obscuras,
Secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e
Leva dentro de si, oculta, a luz daquelas flores.
E graças a teu amor, vive oculto em meu
Corpo o apertado aroma que ascende da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde.
Te amo diretamente sem problemas nem orgulho;
Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Senão assim, deste modo, em que não sou nem és.
Tão perto de tua mão sobre meu peito é minha,

Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.



6 comentários:

  1. Adorável achado, seu espaço, Carolina.

    Gostei.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Moacir, volte mais vezes :)
      Um abraço o/

      Excluir
  2. Awww o médico e o monstro é o melhor, adorei suas escolhas.
    E nossa, você lê muito ao mesmo tempo, eu me perderia hahaha ♥

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Adoro suas sugestões de livros, sempre são interessantes e diferentes.
    Este livro que citou da Jane Austen eu ainda não conhecia. Prazer.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das sugestões. Sim Masfield é um bom livro.

      Excluir